REDES SOCIAIS

Conciliação como fator de empoderamento

Conciliação como fator de empoderamento
26 ago 2018 POR: Suzana Simione

A mediação e a conciliação são processos que proporcionam às partes, o poder de tomar suas próprias decisões, através da ampliação de alternativas, reflexões e novas maneiras de olhar o conflito. Ao mediar ou conciliar, ocorre a transformação do confronto em uma construção de soluções colaborativas pois, de maneira imparcial, facilita-se a negociação entre as partes para que um resultado de consenso seja obtido.

Mediar e conciliar são maneiras rápidas, práticas, eficientes e baratas de resolver problemas, evitar conflitos e despesas judiciais.

 

Assédio moral, divergência entre funcionários, problemas de contrato..

 

Problemas como relacionamento no trabalho, divergências de contratos, cumprimento de obrigações, inadimplemento, relações com consumidores entre outros, podem ser resolvidos com a ajuda de um mediador de forma positiva e permanente. O conciliador desenvolve projetos específicos para cada tipo de demanda apresentada com o objetivo de minimizar custos processuais.

 

Cobrança devida, indevida, relacionamento pós venda…

 

Cobrança extrajudicial é a cobrança onde a empresa, ou credor, entra em contato com o devedor e tenta fazer um acordo para receber o valor devido. Essas cobranças são feitas amigavelmente, sem interferência de advogados, mas com a participação de um conciliador.

A conciliação é a melhor maneira de solução pacifica de demandas, onde as partes são ouvidas com atenção, e onde o conciliador busca organizar e controlar as negociações, sugerindo e formulando propostas, e apontando as vantagens e desvantagens das mesmas, para a solução da controvérsia entre as partes.

 

E se não houver um Acordo?

Se não houver um acordo no curso da mediação ou da conciliação, há dois caminhos a serem seguidos: ou se leva o processo para ser julgado pelos canais da Justiça comum, ou se contrata um árbitro independente, desde que essa seja a forma acordada entre as partes. De qualquer forma, a mediação ou conciliação terá tido um efeito positivo, na medida em que se conheceu melhor, através destes métodos, sobre este conflito.

 

E se o acordo não for cumprido?

Se o acordo não for cumprido poderá ser executado como qualquer outro contrato. No entanto, como foi um contrato celebrado de livre acordo entre as partes, de acordo com suas expectativas e desejos, dificilmente será descumprido. Os resultados de uma mediação ou conciliação têm efeito duradouro, porque satisfaz a todos.


Faça um comentário

Seu feedback é valioso para nós. O seu email não será publicado.

SIGA-NOS
MAIS ACESSADOS
Em Destaque